No dia 1º de fevereiro, a Círculos de Hospitalidade realizou uma live em seu canal de YouTube para explicar o que é a Comigrar (Conferência Nacional das Migrações, Refúgio e Apatridia) e a importância da participação de organizações da sociedade civil e comunidades migrantes locais nas conferências preparatórias para a 2ª edição do o evento nacional, que ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de junho em Foz do Iguaçu, no Paraná.
A live foi conduzida por Bruna Kadletz, presidente da Círculos de Hospitalidade, com a participação de Gláucia Assis, coordenadora do Observatório das
Migrações de Santa Catarina (Obmigra-SC) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Mariurka Maturell Ruiz, migrante, professora da UDESC e membro do Obmigra- SC, e Merlina Saudade, migrante, psicóloga e integrante da Rede dos Venezuelanos no Brasil (REDEVEN).
No dia 25 de fevereiro, ocorrerá na UDESC, em Florianópolis, a 1ª Conferência Livre Local, das 14h às 18h.
A 2ª Comigrar é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus) em conjunto com diversos atores sociais, políticos e institucionais interessados no tema das migrações, refúgio e apatridia. Nela, serão evidenciadas as principais demandas e contribuições da sociedade, apontando caminhos para que o Governo Federal possa efetivar os direitos da população migrante, refugiada e apátrida, brasileira retornada e no exterior.
Etapas
A Conferência será composta por duas etapas, a serem realizadas conforme Calendário de Atividades: I — Etapa Preparatória; II — Conferência Nacional.
A Etapa Preparatória é composta pelas Conferências Livres Locais, Conferências Estaduais e Conferências Livres Nacionais, instâncias disparadoras dos processos de articulação, mobilização e debate que a 2ª Comigrar deseja produzir. As conferências reunirão as reflexões, desafios e perspectivas acumuladas nos mais diversos setores da sociedade no que se refere a migrações, refúgio e apatridia, a partir do tema “Cidadania em Movimento”. O que for produzido servirá como material consultivo e de referência para a formulação, condução e avaliação das políticas públicas e como subsídio para a elaboração do I Plano Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia.
Assista aqui a live de apresentação da Comigrar no canal da Círculos de Hospitalidade:
Círculos de Hospitalidade com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)