quem somos

Nossa História

Círculos de Hospitalidade é uma organização da sociedade civil que iniciou em 2015, quando sua fundadora e presidente, Bruna Kadletz, passou a atuar com crianças, mulheres e homens que haviam buscado refúgio e novos recomeços em Florianópolis, Brasil. No princípio, as ações e projetos eram focados na comunidade síria, principalmente em iniciativas de integração com mulheres e crianças. Com a expansão da organização, nosso círculo de hospitalidade também expandiu e passou a incluir outras nacionalidades. Atualmente, atendemos regularmente mais de 55 diferentes nacionalidades e nossos projetos têm alcance nacional. 

Ao longo dos últimos anos, desenvolvemos  projetos nos âmbitos educacional, socioeconômico e cultural com a intenção de facilitar e humanizar o processo de integração de comunidades refugiadas e imigrantes às sociedades de acolhida. Buscamos, dessa forma, promover a integração humanizada de refugiados e imigrantes, oferecendo respostas alternativas a crescente polarização que segrega e gera conflitos dentro e entre sociedades.

Nossa missão é regenerar a cultura de paz e de hospitalidade em tempos de xenofobia e violência contra refugiados e imigrantes.

Há uma tendência global em tratar e retratar comunidades refugiadas como indesejadas, ameaças e problemas, amplificando assim o seu sofrimento e despindo tais comunidades de sua humanidade e individualidade. Esta narrativa é extremamente danosa pois além de agravar crises humanitárias, influencia políticas públicas de acolhimento e integração. Como resultado, muitos refugiados e imigrantes encontram hostilidade ao invés de hospitalidade. 

Compreendemos que há necessidade de transformar nosso olhar e ressignificar nosso entendimento sobre refúgio, humanizando as biografias daqueles que são forçados a abandonarem os seus lares, a sua terra natal e as suas vidas a fim de buscarem refúgio em terras desconhecidas.

Mais que desafiar as narrativas que hierarquizam a vida humana e promovem políticas hostis de acolhimento, precisamos humanizar nosso olhar a fim de enxergar o outro como parte de nós. Acreditamos que  chamada crise dos refugiados nos convida a sermos mais compassivos e amorosos. Nossos projetos refletem esta visão e buscam colocar em prática os princípios que nos movem.

Valores & Princípios

Valores & Princípios

Ação com Consciência

Nossa motivação, iniciativas e ações são norteadas por princípios humanitários da humanidade, imparcialidade e neutralidade, e também pela prática da hospitalidade profunda, escuta ativa e comunicação compassiva.

Reconhecemos e respeitamos o protagonismo de populações refugiadas e imigrantes e celebramos a bagagem cultural e experiência de vida que trazem consigo. Criamos, assim, projetos e ações com eles, e não para eles.

Hospitalidade Profunda

Essencialmente, hospitalidade aponta para o relacionamento entre anfitrião e convidado. Em tradições antigas, a natureza desse relacionamento era animada com generosidade, amizade e amor, até mesmo para com estranhos. Ao reimaginar e regenerar a cultura da hospitalidade, podemos expandir nosso entendimento sobre o relacionamento entre sociedades de acolhida e refugiados e imigrantes a fim de incluir qualidades de tradições antigas, como generosidade, amizade e amor.

Em tempos de hostilidade e violência contra comunidades que buscam refúgio e novos começos, a prática da hospitalidade é um passo em direção a um mundo mais inclusivo e consciente.

Ao expandirmos nossos círculos de hospitalidade, podemos humanizar respostas humanitárias e projetos de integração.

Sei que meu trabalho é uma gota no oceano. Mas sem ele, o oceano seria menor.
MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Diretoria

Equipe técnica

Thais Caroline Fiuza

Agente de proteção

Saiba Mais

Anna Luiza Dias

Agente de proteção

Saiba Mais

Clefaude Estimable

Mediador cultural no Projeto Integra

Saiba Mais

Sansara Buriti

Comunicação e mídias sociais

Saiba Mais

Oriana Quiroz

Assistente de Projetos

Saiba Mais

Gloire Nkialulendo Mvangi

Assistente de proteção no Projeto Humanidade em Ação

Saiba Mais

Alessandra Caropreso

Assistente de Projetos

Saiba Mais

Fernando dos Santos Pedretti

Coordenador do curso de português

Saiba Mais