Pelo terceiro ano consecutivo a Círculos de Hospitalidade participa do UFSCMUN, evento realizado em Florianópolis por estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina que se reúnem para debater questões de relevância internacional.
“No UFSCMUN ocorrem simulações de negociações e comitês internacionais. Esse ano vamos ter a simulação do Conselho de Segurança e do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Aqui a gente treina as habilidades de negociação, os conhecimentos de política, economia, de direito internacional. Sempre vimos muito sentido em trabalhar com a Círculos, em ter contato com as famílias de refugiados e com a atuação da organização”, explica Lucas Balbinott, um dos organizadores do evento.
No encerramento do UFSCMUN, no dia 22 de outubro, a presidente da Círculos de Hospitalidade, Bruna Kadletz, fez uma fala sobre o trabalho da organização. Em seguida, os participantes saborearam comidas típicas produzidas por famílias migrantes e refugiadas do Haiti, Síria, Afeganistão e Venezuela.
A feira multicultural organizada pela Círculos de Hospitalidade em parceria com o UFSCMUN é uma oportunidade para que migrantes e refugiados empreendedores possam obter renda e divulgar seus negócios no ramo da alimentação.
“Participar do UFSCMUN é uma forma de trazer a realidade da vivência de pessoas refugiadas e migrantes para os estudantes de Relações Internacionais, que serão futuros diplomatas, agentes de proteção e de integração, profissionais atuantes em diferentes setores da economia, do governo. É de suma importância que desde já eles tenham um olhar sensível e humanizado a respeito das pessoas que são forçadas a se deslocar. A gente acredita muito na força desses jovens que têm o desejo de transformar mundo, de trazer soluções para as crises que vivenciamos hoje”, diz Bruna Kadletz.
Exemplares do livro “Hospitalidade, Não Hostilidade”, novo livro de autoria de Bruna, foram sorteados para os participantes do evento.
Texto e fotos: Sansara Buriti