Na terça-feira, dia 03 de outubro, a Círculos de Hospitalidade realizou mais um mutirão no escritório da organização em Florianópolis. Os mutirões internos são organizados periodicamente para agilizar o acesso da população migrante e refugiada à regularização migratória, empregabilidade e orientações sobre direitos no Brasil.
Foram atendidas 41 pessoas de seis nacionalidades – argentina, cubana, marroquina, palestina, peruana e venezuelana.
Entre os beneficiários atendidos estava o casal de argentinos Rocío Torres e Germán Beguerie.
“Estamos super contentes e satisfeitos com o primor e a atenção da equipe. Ficamos sinceramente encantados”, diz Germán, que vive com a família no Brasil desde novembro do ano passado. Ele a esposa e as filhas necessitavam de apoio para solicitar autorização de residência.
“Nos ajudaram muitíssimo, tanto na documentação como no emprego, nos auxiliaram no acesso à escola para as crianças. Recebemos uma super atenção, estou contente, pois estamos indo bem”, completa Rocío.
A área de empregabilidade é conduzida pela equipe do projeto Oportunidades – Integração no Brasil, implementado pela Círculos de Hospitalidade em parceria com a Agência da ONU para as Migrações, OIM. Durante os atendimentos, os migrantes e refugiados recebem apoio para elaborar um currículo profissional, acesso e encaminhamentos à vagas de emprego com empresas parcerias do projeto.
Já na área de documentação, a equipe do Projeto Integra*, implementado por meio de convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, fornece orientações sobre acesso a direitos e serviços públicos no Brasil, e auxilia na reunião e encaminhamento de documentos necessários para a regularização migratória no Brasil.
A equipe do projeto Caminhos Para a Proteção, também implementado pela Círculos de Hospitalidade, apoiou na recepção e cadastro, recreação infantil, organização do bazar gratuito com roupas e utensílios domésticos.
*O Projeto Integra é implementado pela Círculos de Hospitalidade de acordo com o termo de colaboração firmado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Convênio 917921/2021, e realizado com o financiamento do Edital de Chamamento Público SENAJUS N° 01/2021.
Texto/fotos: Sansara Buriti
Confira nos cards: