Em fevereiro de 2022, foram iniciadas as atividades do Projeto Integra, implementado pela Círculos de Hospitalidade de acordo com o termo de colaboração firmado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Convênio 917921/2021, e realizado com o financiamento do Edital de Chamamento Público SENAJUS N° 01/2021.
O objetivo do projeto é disseminar informações sobre legislação migratória e promover a inclusão social e a prevenção de violação de garantias e direitos de migrantes e refugiados.
A equipe do Projeto Integra é formada por profissionais que utilizam em seu trabalho uma abordagem humanizada e focada nas necessidades dos beneficiários. No primeiro mês de implementação do projeto, a equipe participou de cinco capacitações com ênfase em três pontos principais:
- Cultura organizacional da Círculos de Hospitalidade;
- Legislação e processos de regularização migratória;
- Mediação cultural e aspectos éticos e psicológicos do trabalho com populações migrantes.
Ao longo do mês, foram cadastrados e atendidos 539 beneficiários de 28 municípios catarinenses. Cidadãos da Venezuela, Haiti e Cuba foram os que mais buscaram atendimento, sendo que as mulheres representaram mais da metade dos beneficiários (54,17%). A maior faixa etária atendida tinha entre 31 e 59 anos de idade. Os cadastros e atendimentos foram realizados via plataformas digitais e também de forma presencial no escritório da Círculos de Hospitalidade em Florianópolis.
Os serviços mais acessados pela população migrante e refugiada foram:
- Acesso a direitos: orientações sobre acesso a direitos no Brasil, incluindo acesso à saúde, educação, trabalho e assistência social;
- Empregabilidade: preparo de currículos;
- Regularização Migratória: preparo dos documentos necessários para atendimento na Polícia Federal, auxílio para agendamento.
Além dos atendimentos, em fevereiro foram elaborados os planejamentos iniciais para a criação de uma cartilha informativa sobre o Projeto Integra e para a realização de mutirões de atendimento que devem acontecer ao longo de 2022 em diferentes municípios catarinenses.