Em Cuba, o Dia das Crianças é celebrado em primeiro de junho. Para Liz, que agora vive a 6.400km de casa, 12 de outubro passou a carregar o mesmo significado. Há sete meses, ela e sua mãe Daymirelys decidiram deixar Havana em busca de novas oportunidades no Brasil. “Aqui minha filha pode ter um futuro”, acredita Daymirelys. As duas escolheram Santa Catarina para recomeçar a vida.
Mãe e filha se despediram do país, da cultura e da vida que conheciam. Ao cruzar a fronteira, Daymirelys também teve que abrir mão do diploma de Contabilidade e Finanças – conquista essa que ainda não conseguiu validar no Brasil.
“Estive sem trabalhar. Minha família chegou até a me enviar dinheiro de Cuba. Lá, eles também estão vendendo tudo para vir ao Brasil. Então, o dinheiro que tinham para se mudar, tiveram que me enviar para que nós pudéssemos pagar o aluguel”, compartilha.
Foi neste momento que Daymirelys encontrou apoio da Círculos de Hospitalidade, organização que promove a proteção e integração socioeconômica de pessoas migrantes e refugiadas em Santa Catarina.
Durante um mutirão realizado em parceria com o CRAS Jardim Eldorado, em Palhoça, ela foi atendida pela equipe de empregabilidade, que elaborou um novo currículo e a encaminhou para vagas de emprego.
“Agora estou feliz e muito agradecida”, afirma a cubana, que há duas semanas trabalha com carteira assinada no setor de armazenagem logística de uma empresa de roupas e acessórios.
Assim como a mãe, Liz também encara o desafio de se adaptar a uma nova realidade. “Aqui tem futuro, tem muitas oportunidades para ela estudar”, ressalta Daymirelys. A adolescente, matriculada em uma escola pública, aprende português enquanto compartilha com os colegas recortes de suas vivências e leva para a sala de aula a história de seu país de origem.
Além de Liz e Daymirelis, outras 154 famílias, de 14 nacionalidades diferentes, com crianças e adolescentes com idade entre 0 e 15 anos, foram atendidas pela Círculos de Hospitalidade em 2024 na área de doações de itens de necessidades básicas.
Para comemorar o Dia das Crianças, realizamos no dia 7 de outubro, em Florianópolis, a entrega de cestas de alimentos, chocolates, mantas e kits de maternidade para gestantes. A ação contou ainda com um bazar de roupas doadas e distribuição de pacotes de leite em pó oferecidos pelo Banco de Alimentos de Santa Catarina (BASC).
Texto: Mariana Rosa Franco (voluntária)
Edição e fotos: Sansara Buriti