Por meio do trabalho em rede, Hospitalidade na Comunidade leva atendimentos a diversos bairros da Grande Florianópolis

Por meio do trabalho em rede com outras instituições, o projeto Hospitalidade na Comunidade  realizou no 1º semestre de 2024 diversos atendimentos fora do escritório em Florianópolis. 

O objetivo do projeto é alcançar a população migrante e refugiada que tem dificuldade de se deslocar até o centro da capital ou até mesmo desconhece a atuação da organização. 

No dia 25 de março, levamos ao CRAS Forquilhinhas, no município de São José,  atendimentos nas  áreas de regularização migratória e acesso a direitos por meio do Projeto Integra, em convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, e de confecção de currículos e encaminhamento para vagas de emprego através do projeto Nós Pertencemos. 14 pessoas foram atendidas.

 

Atendimento no CRAS Forquilhinhas, no município de São José. 

No dia 17 de abril,  realizamos um mutirão de atendimentos à população refugiada e migrante na Unisul, Campus Florianópolis Continente, em parceria com alunos e professores do curso de Psicologia da instituição. No total, foram atendidas 97 pessoas em duas áreas: regularização migratória e empregabilidade. Na primeira, somaram-se 43 atendimentos, que envolveram orientação e preparo da pré-documentação migratória.

Na área de empregabilidade, 34 pessoas receberam apoio na elaboração ou revisão de currículo e orientações sobre o mercado de trabalho, e 38 passaram por entrevistas de emprego com empresas parceiras da Círculos de Hospitalidade: Rede Bistek; BBM Digital, Coco Bambu Floripa, Grupo TAF, Grupo Orcali, Presenza Psicologia e Randstad Br. 

Equipe da Círculos de Hospitalidade e do curso de Psicologia da Unisul, parceira na realização do mutirão.

 

No dia 29 de abril, a Círculos de Hospitalidade realizou uma tarde de atendimentos no CRAS Jardim Eldorado, no município de Palhoça. Na ocasião, compareceram 23 migrantes, que solicitaram atendimentos nas áreas de acesso a direitos, documentação migratória e empregabilidade. A equipe de documentação atendeu 9 pessoas, e a equipe de empregabilidade atendeu 8 pessoas.

Atendimento de empregabilidade durante atividade no CRAS Jardim Eldorado.

Pelo 3º ano consecutivo temos a satisfação de participar do Mutirão da Cidadania – Reconhecendo Seus Direitos, que ocorre em Florianópolis de 13 a 17 de maio no Instituto Estadual de Educação (IEE). Organizado em parceria com 27 instituições e organizações da sociedade civil, o evento teve como objetivo garantir o acesso a serviços que promovam a dignidade e a cidadania da população.

Serviços oferecidos: 

-Regularização de documentos (certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade e CPF)

-Acesso a direitos e regularização de documentos migratórios para pessoas migrantes e refugiadas no Brasil

-Assistência jurídica para benefícios (INSS, FGTS e Bolsa Família)

-Consulta processual (Justiças Estadual e Federal)

-Orientações da Justiça Eleitoral

-Regularização do Cadúnico

-Orientações sobre assistência social e Centro Pop

-Atendimento de equipes de saúde.

Equipe da Círculos de Hospitalidade no Mutirão da Cidadania.

No dia 27 de maio, a Círculos de Hospitalidade realizou uma tarde de atendimentos no CRAS Jardim Zanellato, em São José. Na ocasião, compareceram 11 migrantes, que solicitaram atendimentos nas áreas de acesso a direitos, documentação migratória e empregabilidade. A equipe de documentação atendeu 3 pessoas para a solicitação de documentação/renovação e mais 3 pessoas com orientações sobre acesso a direitos, e a equipe de empregabilidade atendeu 5 pessoas.

Equipe da Círculos de Hospitalidade no CRAS Jardim Zanellato.

No dia 26 de junho, em parceria com a Faculdade CESUSC de Florianópolis,  organizamos um mutirão onde foram oferecidos os serviços de Acesso a direitos, Documentação Migratória (apoio na preparação dos documentos exigidos pela PF para obter a regularização migratória) e Empregabilidade (preparação de curriculum, dicas de como buscar vagas de emprego e encaminhamento para vagas com empresas parceiras). 

Compareceram 37 pessoas, de 7 nacionalidades: 13 Cuba (35%), 10 Argentina (27%), 9 Venezuela (24%), 2 Uruguai (5.4%), 1 Colômbia (3.7%), 1 Inglaterra (3.7%), 1 Paraguai (3.7%). Ao todo foram realizados 43 atendimentos (entre Documentação Migratória e Empregabilidade).

Contamos ainda com a participação de extensionistas do curso de Psicologia  da CESUSC, que em parceria com a Fiocruz ofereceram informações sobre saúde sexual e distribuição de insumos de proteção e prevenção, como preservativos e autotestes. 

Atendimentos na CESUSC, em Florianópolis.
Extensionistas do curso de Psicologia  da CESUSC forneceram orientações sobre saúde sexual.

 

Me inscrever
Notificar por
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Posts relacionados

Cynthia Orengo

Vice-presidente

Cynthia é gestora de pessoas e servidora do Ministério Público Federal. Trabalha com projetos que resgatam o princípio da dignidade da pessoa humana, por meio de ações de responsabilidade social e voluntariado. Foi parceira da Círculos de Hospitalidade em diversos projetos e ações, como o Pedal Humanitário, que idealizou junto com a Bruna Kadletz. Apaixonada  pelas causas humanitárias, acredita em um mundo sem muros e fronteiras. Na organização, trabalha com ações de acolhimento, proteção e integração de pessoas deslocadas.