Por meio do trabalho em rede com outras instituições, o projeto Hospitalidade na Comunidade realizou no 1º semestre de 2024 diversos atendimentos fora do escritório em Florianópolis.
O objetivo do projeto é alcançar a população migrante e refugiada que tem dificuldade de se deslocar até o centro da capital ou até mesmo desconhece a atuação da organização.
No dia 25 de março, levamos ao CRAS Forquilhinhas, no município de São José, atendimentos nas áreas de regularização migratória e acesso a direitos por meio do Projeto Integra, em convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, e de confecção de currículos e encaminhamento para vagas de emprego através do projeto Nós Pertencemos. 14 pessoas foram atendidas.
No dia 17 de abril, realizamos um mutirão de atendimentos à população refugiada e migrante na Unisul, Campus Florianópolis Continente, em parceria com alunos e professores do curso de Psicologia da instituição. No total, foram atendidas 97 pessoas em duas áreas: regularização migratória e empregabilidade. Na primeira, somaram-se 43 atendimentos, que envolveram orientação e preparo da pré-documentação migratória.
Na área de empregabilidade, 34 pessoas receberam apoio na elaboração ou revisão de currículo e orientações sobre o mercado de trabalho, e 38 passaram por entrevistas de emprego com empresas parceiras da Círculos de Hospitalidade: Rede Bistek; BBM Digital, Coco Bambu Floripa, Grupo TAF, Grupo Orcali, Presenza Psicologia e Randstad Br.
No dia 29 de abril, a Círculos de Hospitalidade realizou uma tarde de atendimentos no CRAS Jardim Eldorado, no município de Palhoça. Na ocasião, compareceram 23 migrantes, que solicitaram atendimentos nas áreas de acesso a direitos, documentação migratória e empregabilidade. A equipe de documentação atendeu 9 pessoas, e a equipe de empregabilidade atendeu 8 pessoas.
Pelo 3º ano consecutivo temos a satisfação de participar do Mutirão da Cidadania – Reconhecendo Seus Direitos, que ocorre em Florianópolis de 13 a 17 de maio no Instituto Estadual de Educação (IEE). Organizado em parceria com 27 instituições e organizações da sociedade civil, o evento teve como objetivo garantir o acesso a serviços que promovam a dignidade e a cidadania da população.
Serviços oferecidos:
-Regularização de documentos (certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade e CPF)
-Acesso a direitos e regularização de documentos migratórios para pessoas migrantes e refugiadas no Brasil
-Assistência jurídica para benefícios (INSS, FGTS e Bolsa Família)
-Consulta processual (Justiças Estadual e Federal)
-Orientações da Justiça Eleitoral
-Regularização do Cadúnico
-Orientações sobre assistência social e Centro Pop
-Atendimento de equipes de saúde.
No dia 27 de maio, a Círculos de Hospitalidade realizou uma tarde de atendimentos no CRAS Jardim Zanellato, em São José. Na ocasião, compareceram 11 migrantes, que solicitaram atendimentos nas áreas de acesso a direitos, documentação migratória e empregabilidade. A equipe de documentação atendeu 3 pessoas para a solicitação de documentação/renovação e mais 3 pessoas com orientações sobre acesso a direitos, e a equipe de empregabilidade atendeu 5 pessoas.
No dia 26 de junho, em parceria com a Faculdade CESUSC de Florianópolis, organizamos um mutirão onde foram oferecidos os serviços de Acesso a direitos, Documentação Migratória (apoio na preparação dos documentos exigidos pela PF para obter a regularização migratória) e Empregabilidade (preparação de curriculum, dicas de como buscar vagas de emprego e encaminhamento para vagas com empresas parceiras).
Compareceram 37 pessoas, de 7 nacionalidades: 13 Cuba (35%), 10 Argentina (27%), 9 Venezuela (24%), 2 Uruguai (5.4%), 1 Colômbia (3.7%), 1 Inglaterra (3.7%), 1 Paraguai (3.7%). Ao todo foram realizados 43 atendimentos (entre Documentação Migratória e Empregabilidade).
Contamos ainda com a participação de extensionistas do curso de Psicologia da CESUSC, que em parceria com a Fiocruz ofereceram informações sobre saúde sexual e distribuição de insumos de proteção e prevenção, como preservativos e autotestes.