Pessoas migrantes residentes na região de Itajaí (SC) participaram do “Feirão de Empregos” realizado no último sábado, 16 de dezembro, no campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A atividade foi organizada pela Círculos de Hospitalidade em parceria com o NAM (Núcleo de Apoio ao Migrante), vinculado à universidade, e a Agência da ONU para as Migrações, OIM, por meio do Projeto Oportunidades.
Diversas empresas parceiras disponibilizaram mais de 400 vagas aos interessados em se candidatar a um posto de trabalho com carteira assinada.
Com formação na área de Recursos Humanos, a venezuelana Rosinella buscava informações sobre as vagas. Fora do mercado formal de trabalho há alguns anos, ela recebeu apoio da equipe de empregabilidade da Círculos de Hospitalidade para elaborar um novo currículo alinhado às expectativas pessoais e ao cenário do mercado de trabalho brasileiro.
“Eu buscava dicas para trabalhar, consegui arrumar meu currículo e conhecer um pouco sobre a realidade organizacional no Brasil, sobre como as empresas gostam de receber os currículos. Recebi um apoio bem específico que vai me ajudar a seguir pelo caminho que eu quero. As dicas foram passadas com carinho e educação, foi bastante acolhedor”, avalia Rosa.
Além de apresentar oportunidades de emprego à população migrante, o feirão contou com a participação da equipe do Projeto Integra*, implementado em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que forneceu orientações e apoio para regularização de documentos migratórios no Brasil.
“Foi muito interessante estar em contato com pessoas de outras culturas. Hoje eu atendi pessoas com formação em medicina, direito, ciências contábeis. A maioria buscava empregos e também queria regularizar documentos para ficar no Brasil. Isso tem muito a acrescentar para nós”, acredita Carla Gonçalves, estudante de Direito da Univali, que atuou como voluntária na área de recepção e cadastro.
Professores e estudantes do curso de Psicologia da Univali organizaram uma área de recreação para as crianças. Ao longo de todo o evento, foram realizadas atividades de desenho, brincadeiras, leitura de histórias e distribuição de presentes de Natal.
“Pensar no cuidado com as crianças é entender que elas fazem parte dessa família que está tentando se inserir no Brasil, dentro do mercado de trabalho, e que precisa de um espaço de acolhimento. Pensar no cuidado das crianças é pensar na família inteira”, afirma Vitória Nascimento, professora de Psicologia e integrante da Clínica Escola, projeto que atua em parceria com o Núcleo de Apoio a Migrante (NAM) oferecendo apoio psicossocial à população.
Para Rafael Padilha, professor e coordenador do mestrado em Direito das Migrações Transnacionais na Univali, o feirão consegue aliar impacto social com oportunidade de aprendizado para os estudantes da universidade.
“A Univali tem essa vocação de estar conectada com as demandas da sociedade. Nessas ações os alunos têm a oportunidade de aprender e estar em contato com a realidade de diversas pessoas, com um mundo plural, e isso é parte indispensável para a formação. E quando temos um grande time como o da Círculos de Hospitalidade para reforçar a ação, a gente consegue ter um impacto social ainda maior”, diz Rafael.
Desde 2019, a Círculos de Hospitalidade é parceira da Univali para a realização de ações voltadas à população migrante e refugiada. Em 2022, a Círculos teve atuação direta dentro do escritório do NAM, em Itajaí, auxiliando em casos de regularização migratória. No início de 2023, a parceria entre as instituições também resultou na realização de um mutirão de atendimentos e empregabilidade no Campus Balneário Camboriú.
Bruna Kadletz, presidente da Círculos de Hospitalidade, ressalta a abordagem humanizada nos atendimentos prestados pela organização:
“A gente traz a experiência de uma organização que trabalha na ponta, uma organização que trabalha de forma intercultural, com uma abordagem humanizada, para que o serviço tenha essa dimensão qualitativa também, não somente um serviço técnico, mas entendendo que o primeiro passo para o atendimento da população migrante é o acolhimento. É o olho no olho, para que possamos criar vínculos, não somente coletar dados para processar um caso e oferecer um documento”, afirma Bruna.
Para 2024, a expectativa é de fortalecer a parceria de sucesso com a Univali e ampliar as ações na região de Itajaí e municípios vizinhos.
*O Projeto Integra é implementado pela Círculos de Hospitalidade de acordo com o termo de colaboração firmado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Convênio 917921/2021, e realizado com o financiamento do Edital de Chamamento Público SENAJUS N° 01/2021.
Texto/fotos: Sansara Buriti