O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP de Florianópolis recebeu no dia 24 de fevereiro as equipes do Projeto Integra* e do projeto Oportunidades, implementados pela Círculos de Hospitalidade, para uma manhã de atendimentos à população migrante e refugiada que utiliza as ruas como espaço para moradia e/ou sobrevivência.
A equipe do Centro POP de Florianópolis identificou previamente os migrantes que necessitavam de atendimento e fez o encaminhamento às equipes da Círculos de Hospitalidade.
Há seis meses na cidade, o uruguaio Mathias Mendieta, 30 anos, vende colares artesanais e realiza pequenos serviços como carpinteiro. Ele veio de bicicleta para o Brasil e dorme em uma barraca perto da praia. Recentemente, surgiu a oportunidade de trabalhar em uma carpintaria, mas Mathias precisa regularizar seus documentos no país para garantir a vaga, pois entrou como turista.
“Preciso fazer a documentação para poder avançar na vida, aqui tem muitas oportunidades. Eu gostaria de ter uma conta em banco para poder ter acesso a cartão, receber pagamentos em pix e futuramente abrir uma microempresa”, afirma Mathias. Por meio do atendimento da equipe do Projeto Integra, ele deu entrada na solicitação de residência temporária no Brasil.
Cidadãos do Uruguai, Argentina e Venezuela foram atendidos durante a ação no Centro Pop.
“Estamos apoiando com o preparo de documentação e agendamento na Polícia Federal para quem precisar. Consideramos que as pessoas que passam pelo Centro POP estão em situação de mais vulnerabilidade, elas são um grupo prioritário para o nosso atendimento. Acredito que quando nos deslocamos até as pessoas que normalmente não saberiam da Círculos de Hospitalidade, por não terem tanto acesso aos meios digitais ou que não conseguiriam ir até nosso escritório, a gente consegue dar mais visibilidade ao nosso trabalho e alcançar pessoas que nessas situações [de rua] a gente não alcançaria”, explica Anna Luiza Dias, agente de proteção do Projeto Integra.
Já a equipe do projeto Oportunidades, implementado pela Círculos de Hospitalidade em parceria com a Agência da ONU para as Migrações (OIM), apoiou os migrantes com a confecção de currículos, inscrição em oficinas de empregabilidade e curso de língua portuguesa.
*O Projeto Integra é implementado pela Círculos de Hospitalidade de acordo com o termo de colaboração firmado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Convênio 917921/2021, e realizado com o financiamento do Edital de Chamamento Público SENAJUS N° 01/2021.
Texto e fotos: Sansara Buriti