Os boletins mensais buscam evidenciar as principais realizações do Projeto Integra* em Santa Catarina. Em setembro, mês em que o projeto completou oito meses, foram cadastradas e atendidas 128 pessoas de 14 nacionalidades. Os atendimentos foram nas áreas de regularização migratória e orientação sobre acesso a direitos. Os cadastros e atendimentos aos beneficiários do projeto acontecem por meio de plataformas digitais, como WhatsApp, Facebook, Instagram e e-mail, e presencialmente no escritório da Círculos de Hospitalidade.
No mês de setembro, foram iniciados também os atendimentos presenciais à população refugiada e migrante em Itajaí, uma colaboração entre a Círculos de Hospitalidade, por meio do Projeto Integra, e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Os atendimentos ocorrem no Núcleo de Atendimento ao Migrante da Univali.
Durante esse período, venezuelanos (67,19%) foram os que mais buscaram atendimento, seguidos por haitianos (9,38%), cubanos (7,81%) e afegãos (3,91%), entre outras nacionalidades com menor número de atendimentos.
Quanto ao gênero dos beneficiários, as mulheres representam 51,56% dos atendimentos, e os homens 48,44%. Referente à cidade de residência, foram atendidas pessoas residentes em 16 municípios distintos de Santa Catarina. 64% residem na Região Metropolitana de Florianópolis (Biguaçu, Florianópolis, Garopaba, Palhoça e São José).
No que tange à faixa etária, 25% dos beneficiários são menores de idade, 34,38% possuem entre 18 a 30 anos, 37,50% têm entre 31 e 59 anos, e 3,13% são idosos.
Ao longo do mês de setembro, a equipe técnica do Projeto Integra, com o apoio de voluntários, auxiliou no preparo da documentação migratória de 71 beneficiários. Também foram realizados 56 agendamentos de atendimentos nas unidades da Polícia Federal de Florianópolis e Itajaí para beneficiários de 8 nacionalidades, a maioria da Venezuela.
Mediação cultural e auxílio no acesso a serviços públicos
Os atendimentos aos beneficiários do Projeto Integra acontecem por meio de plataformas digitais, como WhatsApp, Facebook, e presencialmente no escritório da Círculos de Hospitalidade. Durante o mês de setembro, o Projeto atendeu 54 beneficiários, de 10 nacionalidades distintas, através das atividades de mediação cultural.
Cartilhas
No mês de setembro, foram distribuídos 126 exemplares da cartilha “Caminhos para a proteção de pessoas refugiadas e migrantes”. Os locais de distribuição do material foram: Superintendência Regional da Polícia Federal em Santa Catarina, Centro de Referência de Assistência Social Saco dos Limões, escritório da Círculos de Hospitalidade, Mutirão POP Rua e Núcleo de Atendimento ao Migrante em Itajaí
Mutirão da Cidadania
No dia 22 de setembro, a equipe do Projeto Integra participou do “Mutirão da Cidadania Pop Rua Jud – Reconhecendo seus direitos”, realizado no Largo da Catedral em Florianópolis. No evento, a Círculos de Hospitalidade, por meio do Projeto Integra, forneceu orientações sobre acesso a direitos e regularização migratória no Brasil. O evento foi promovido pelo MPF/SC, Justiça Federal, Tribunal de Justiça, Defensorias Públicas do Estado e da União, Polícia Federal, INSS, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Instituto Federal de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina, Instituto Geral de Perícias, Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro POP Florianópolis e Consultório na Rua.
Evento online
No dia Evento 13 de setembro, às 18:00 horas, via Youtube, ocorreu o evento “Pluralidade: perspectivas de artistas migrantes sobre xenofobia e outras formas de discriminação no Brasil”. Partindo dos ideias de igualdade de oportunidades e tratamento autênticos para todos os indivíduos, em um clima de democracia e respeito aos direitos humanos, esse evento buscou reunir a perspectiva de migrantes de diferentes nacionalidades sobre xenofobia e outras formas de discriminação.
Roda de conversa
No dia 24 de setembro foi realizada uma roda de conversa sobre interculturalidade com adolescentes de uma Casa de Acolhimento em Florianópolis. Atualmente, reside no espaço uma jovem migrante nacional do Haiti, juntamente com mais outros 15 jovens brasileiros de diversas cidades da grande Florianópolis. O objetivo dessa conversa foi oferecer uma proximidade com a cultura de origem da jovem migrante, bem como estender essa experiência para os demais jovens que residem e convivem no local.
Horta comunitária
No dia 15 de setembro, a equipe do Projeto Integra participou da inauguração da horta comunitária do Centro de Referência e Assistência Social Saco dos Limões (CRAS Saco dos Limões), a qual está sendo executada em parceria com a CEPAGRO e com a Círculos de Hospitalidade. Na ocasião, os participantes do espaço se apresentaram, foram fornecidas orientações sobre a estrutura do local, algumas hortaliças foram plantadas e por fim foi realizada uma dinâmica visando construir coletivamente as formas dos canteiros da horta. No mês de setembro, membros do Projeto Integra entraram em contato individualmente com mais de 180 pessoas migrantes e refugiadas a fim de divulgar a iniciativa. O território do CRAS Saco dos Limões abrange os bairros Saco dos Limões, Costeira, Carianos, Caeira do Saco dos Limões, Pantanal e Carvoeira, portanto se trata de uma área de grande extensão com a presença de muitos migrantes.
Ainda em setembro, a equipe marcou presença nos encontros quinzenais da horta comunitária do Centro de Referência e Assistência Social Continente II (CRAS Continente II), visando fortalecer a integração de pessoas migrantes e refugiadas na comunidade e fornecer orientações sobre acesso a direitos durante os encontros.
*O Projeto Integra é implementado pela Círculos de Hospitalidade de acordo com o termo de colaboração firmado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Convênio 917921/2021, e realizado com o financiamento do Edital de Chamamento Público SENAJUS N° 01/2021.