Projeto InterAções completa dois anos promovendo arte e acolhimento de mulheres migrantes em Florianópolis 

Um grupo de mulheres latino-americanas se reúne em torno de uma mesa.Cumpleaños feliz, te deseamos a ti…”, elas cantam e depois sopram velinhas azuis distribuídas em três bolos. Numa tarde ensolarada de agosto de 2024, elas celebraram os dois anos do Projeto InterAções – uma ideia que vem crescendo, agregando culturas, construindo laços de amizade.

Criado em Florianópolis por meio da parceria entre a Círculos de Hospitalidade e o  Centro Universitário Cesusc – UNICESUSC, o Projeto InterAções promove às terças-feiras oficinas criativas para mulheres migrantes e seus filhos. A equipe é formada por professores voluntários e extensionistas do curso de Psicologia, que coordenam as oficinas, incentivam a integração social e a construção de redes de apoio entre as famílias participantes – a maioria vem de países como Venezuela, Colômbia, Argentina e Paraguai.

Uma das participantes que está desde o início do projeto é Oriana Quiroz, designer de moda venezuelana e integrante da Círculos de Hospitalidade. 

“As oficinas na UNICESUSC têm sido maravilhosas. Iniciei em um momento da minha vida em que eu não estava muito bem. As aulas foram terapêuticas para mim, para que eu pudesse descontrair, fazer arte, que é algo que gosto. Além disso, surgiu a oportunidade de dar aula para as mulheres. Foi a primeira vez que dei aula, isso me fez muito feliz!”, conta Oriana, que nesse ano conduziu uma oficina de costura e pintura de bolsas de pano. A atividade foi muito bem recebida e agora ela prepara novas aulas para o segundo semestre.

Oriana Quiroz, da Venezuela, participa desde o início do projeto e em 2024 ministrou sua 1ª oficina de costura e pintura.

 

Para Oriana, as oficinas são um momento para criar e descontrair.

 

Oriana sempre vem acompanhada do filho Gael, de 6 anos, pois o espaço é preparado para receber crianças. Enquanto as mães participam das oficinas, os filhos brincam ao ar livre e participam de atividades lúdicas supervisionadas por extensionistas do projeto. Além de fornecer o espaço e a equipe, a universidade apoia com a compra de materiais e alimentos utilizados na preparação do lanche coletivo. 

A dedicação e o comprometimento de cada um têm sido fundamentais para o sucesso do projeto. Além de desenvolverem habilidades práticas, os estudantes têm vivenciado a importância do trabalho comunitário e da intervenção psicossocial, ampliando sua compreensão sobre a diversidade cultural e os desafios enfrentados pelas populações migrantes. As instituições envolvidas e o território também têm colhido frutos desse trabalho. A colaboração entre o UNICESUSC e a Círculos de Hospitalidade tem possibilitado uma articulação mais eficaz no processo de proteção e integração dessas pessoas, beneficiando diretamente a população migrante atendida e fortalecendo o tecido social do território”, diz Claudia Lazcano, psicóloga e coordenadora do Projeto Pró-Comunidade

Ao longo de dois anos de existência, diversas aulas foram oferecidas de forma voluntária, levando em consideração os interesses e sugestões trazidas pelas participantes. Pintura de mandalas em vidro; escultura em barro; pintura e costura de bolsas; macramê e yoga foram algumas das atividades realizadas. Mais recentemente, passeios e pic-nics também entraram na programação. 

Alessandra Caropreso, da Círculos de Hospitalidade, percebe o aumento na autoestima e confiança das alunas.

“Percebi muitas transformações ao longo desse período com as alunas. É um espaço de segurança e muita alegria para nós e para elas. Elas podem se expressar através da arteterapia, dos sorrisos e dos abraços. Vejo ao longo desses anos o aumento da autoestima delas, da confiança e do carinho umas com as outras. As aulas fluem, o grupo está cada vez mais próximo e o trabalho com a arte é cada vez mais prazeroso”, conta Alessandra Caropreso, professora e representante da Círculos de Hospitalidade no projeto, que atualmente é formado por 18 alunas. 

Da criança pequena à abuela, o Projeto InterAções se fortalece a cada dia como um ambiente intercultural e intergeracional, onde os saberes e experiências de cada participante são compartilhados e valorizados. 

Texto: Sansara Buriti

Fotos: Sansara Buriti e Alessandra Caropreso

 

Me inscrever
Notificar por
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Posts relacionados

Cynthia Orengo

Vice-presidente

Cynthia é gestora de pessoas e servidora do Ministério Público Federal. Trabalha com projetos que resgatam o princípio da dignidade da pessoa humana, por meio de ações de responsabilidade social e voluntariado. Foi parceira da Círculos de Hospitalidade em diversos projetos e ações, como o Pedal Humanitário, que idealizou junto com a Bruna Kadletz. Apaixonada  pelas causas humanitárias, acredita em um mundo sem muros e fronteiras. Na organização, trabalha com ações de acolhimento, proteção e integração de pessoas deslocadas.