Agradecemos a todas as pessoas e instituições que participaram do 2° Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes e a Política Nacional, realizado no dia 7 de agosto em Florianópolis É muito importante contar com a colaboração dos envolvidos, entendendo que esse trabalho de construção coletiva é essencial na realização de eventos dessa significância e na transformação social que queremos ver.
O Seminário foi organizado em duas atividades. Pela manhã, realizamos uma oficina de construção de fluxo de atendimento à vítima de tráfico de pessoas e a tarde um painel que reuniu autoridades no tema, como Marina Bernardes de Almeida, Coordenadora-Geral da Coordenação-Geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes – Ministério da Justiça e Segurança Pública, Dra. Stella Fátima Scampini, secretária adjunta da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) do MPF e Procuradora da República, e Carolina Becker Peçanha, coordenadora do escritório ONU Migrações (OIM) em Santa Catarina. O painel foi mediado por Bruna Kadletz, da Círculos de Hospitalidade. No intervalo, servimos o Café com Hospitalidade – Sabores do Mundo, com pratos deliciosos da culinária afegã, brasileira, síria e venezuelana.
O Seminário foi realizado em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (30/07), pelo Ministério Público Federal em Santa Catarina, Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em SC (SRTE/SC), Polícia Federal em Santa Catarina (PF/SC), Agência da ONU para as Migrações , o Tribunal Regional do Trabalho em Santa Catarina (TRT/SC) e Círculos de Hospitalidade, como uma iniciativa do Fórum de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Santa Catarina.
O painel realizado no período da tarde pode ser assistido no canal de Youtube do MPF:
Confira o vídeo sobre o evento: