Hospitalidade na Comunidade leva serviços à Unisul Câmpus Florianópolis Continente

No dia 03 de julho, em parceria com a Universidade Unisul – Câmpus Florianópolis Continente, foram realizados atendimentos por meio do projeto Hospitalidade na Comunidade.

Essa é a segunda vez que a organização vai até a sede da Unisul no bairro Capoeiras para oferecer atendimentos à população migrante e refugiada nas áreas de acesso a direitos, documentação migratória (apoio na preparação dos documentos exigidos pela PF para obter a regularização migratória) e empregabilidade (preparação de currículo, dicas de como buscar vagas de emprego e encaminhamento para vagas com empresas parceiras). Ao todo, foram atendidas 46 pessoas de 5 nacionalidades : venezuelana, cubana, argentina, russa e síria. Dentre os migrantes atendidos, tivemos 28 (60,86%) mulheres e 18 (39,14%) homens. Em relação aos atendimentos, foram 36 pessoas atendidas para documentação migratória, 12 atendimentos de empregabilidade e 1 atendimento de acesso a direitos.

Os atendimentos foram realizados em parceria com o curso de Psicologia da Unisul, que engajou estudantes para atuarem como voluntários durante a atividade. Após passarem por treinamento, os alunos auxiliaram nas áreas de recepção, cadastro e encaminhamento para os atendimentos.

Na área de empregabilidade, os migrantes foram apresentados à Capacita-te, uma organização internacional, filiada à Organização dos Estados Americanos (OEA), que atua junto com os setores público e privado para empoderar pessoas, organizações e comunidades vulneráveis na América Latina e Caribe. Dentro da plataforma Capacita-te estão disponíveis centenas de cursos gratuitos em áreas como Empreendedorismo, Programação e Planejamento Estratégico. Todos os cursos são certificados pela Microsoft.

 

 

 

Me inscrever
Notificar por
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Posts relacionados

Cynthia Orengo

Vice-presidente

Cynthia é gestora de pessoas e servidora do Ministério Público Federal. Trabalha com projetos que resgatam o princípio da dignidade da pessoa humana, por meio de ações de responsabilidade social e voluntariado. Foi parceira da Círculos de Hospitalidade em diversos projetos e ações, como o Pedal Humanitário, que idealizou junto com a Bruna Kadletz. Apaixonada  pelas causas humanitárias, acredita em um mundo sem muros e fronteiras. Na organização, trabalha com ações de acolhimento, proteção e integração de pessoas deslocadas.