Migrantes e refugiados realizam prova de português para fins de naturalização – curso preparatório foi oferecido pela Círculos de Hospitalidade

No dia 17 de dezembro de 2023, 30 pessoas migrantes e refugiadas realizaram na UDESC, em Florianópolis, a prova de PLAc (Português como Língua de Acolhimento) para fins de naturalização no Brasil. Antes da aplicação da prova, o grupo formado por cidadãos venezuelanos, russos e iranianos participou de curso preparatório online entre os meses de setembro e dezembro. 

A iniciativa faz parte do projeto Oportunidades, da Agência da ONU para as Migrações, OIM, implementado em parceria com a Círculos de Hospitalidade. 

De acordo com regulamentação do governo brasileiro, apenas instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação podem emitir certificados de cursos de português válidos para o processo de naturalização efetuado pela Polícia Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Por isso, a parceria com a UDESC, por meio do Observatório das Migrações em Santa Catarina, foi fundamental para a concretização do curso preparatório e aplicação da prova.

Além do preparatório e da prova  para fins de naturalização, em 2023 mais de 550 pessoas migrantes e refugiadas, de 27 nacionalidades diferentes e residentes em 19 estados do Brasil, concluíram o curso de português como língua de acolhimento oferecido pela Círculos de Hospitalidade. 

“A língua é um direito básico, ou seja, dominar uma língua para se ter acesso a direitos, sejam eles os mais básicos, é uma das vias mais poderosas de inserção de migrantes em nossa sociedade”, destaca Fernando Pedretti, professor de português responsável pelo curso. 

Por meio do projeto “Caminhos Para a Proteção”, a CH também ofereceu ao longo do ano passado oficinas online para esclarecer dúvidas sobre como solicitar a naturalização brasileira. Novas oficinas estão previstas para 2024.

Professores da UDESC, universidade responsável pela emissão dos certificados do curso de português.

 

Migrantes e refugiados da Venezuela, Rússia e Irã realizaram prova de português para fins de naturalização no Brasil. 
Me inscrever
Notificar por
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Posts relacionados

Cynthia Orengo

Vice-presidente

Cynthia é gestora de pessoas e servidora do Ministério Público Federal. Trabalha com projetos que resgatam o princípio da dignidade da pessoa humana, por meio de ações de responsabilidade social e voluntariado. Foi parceira da Círculos de Hospitalidade em diversos projetos e ações, como o Pedal Humanitário, que idealizou junto com a Bruna Kadletz. Apaixonada  pelas causas humanitárias, acredita em um mundo sem muros e fronteiras. Na organização, trabalha com ações de acolhimento, proteção e integração de pessoas deslocadas.