A equipe da Círculos de Hospitalidade realizou na quinta-feira, 5 de outubro, uma visita técnica ao Consulado da Argentina em Florianópolis. O encontro faz parte de um processo de aproximação e colaboração entre a Círculos de Hospitalidade e o Consulado com o objetivo de entender o funcionamento dos procedimentos consulares e melhorar o encaminhamento de cidadãos argentinos que buscam atendimento na CH.
“Tudo isso se insere no contexto do aumento da procura de pessoas de nacionalidade argentina pelo nosso serviço. Sempre foi uma nacionalidade que esteve entre as principais atendidas, mas a procura aumentou muito no último ano em decorrência do agravamento da crise econômica na Argentina”, explica Anna Luiza Dias, agente de proteção na Círculos de Hospitalidade.
As equipes do Projeto Integra* e projeto Caminhos Para a Proteção, participaram de uma apresentação sobre a tramitação dos documentos requeridos para a autorização de residência de argentinos no Brasil – certidão de nascimento e certidão de antecedentes criminais – e recebeu materiais informativos que vão auxiliar no atendimento aos migrantes argentinos.
A partir dessa visita, que também contou com presença de uma equipe da Defensoria Pública da União (DPU), a expectativa é aprimorar os encaminhamentos dos migrantes ao Consulado, contribuindo para que regularização migratória dessas pessoas seja mais ágil. De acordo com dados do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), em 2021 foram registrados 3.621 pedidos de residência de argentinos no Brasil. Em 2022, o número subiu para 6.001, representando um aumento de 82%. Ainda de acordo com dados divulgados pela OBMigra, a maior parte dos argentinos que entrou no país no ano passado está concentrada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, com destaque para Santa Catarina, com 30% do total.
Do início de 2023 até o momento, a Círculos de Hospitalidade atendeu 77 cidadãos da argentina na área de regularização migratória.
*O Projeto Integra é implementado pela Círculos de Hospitalidade de acordo com o termo de colaboração firmado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Convênio 917921/2021, e realizado com o financiamento do Edital de Chamamento Público SENAJUS N° 01/2021.
Texto: Sansara Buriti