Enfrentamento ao tráfico de pessoas e contrabando de migrantes é tema de evento presencial do Projeto Integra

A Círculos de Hospitalidade e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Projeto Integra*, realizaram no dia 20 de abril, em Florianópolis, no auditório do Ministério Público Federal em Santa Catarina, o painel “Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: como identificar e fornecer assistência às vítimas?”.

Aberto ao público, o evento buscou informar e fortalecer a elaboração de fluxos de atendimento a pessoas brasileiras e migrantes vítimas de tráfico humano. O diálogo e o trabalho em rede são fundamentais para enfrentarmos esse tipo de crime que atinge globalmente cerca de 2,5 milhões de pessoas por ano.

Os palestrantes convidados compartilharam seus conhecimentos sobre a temática e apresentaram  o trabalho de enfrentamento ao tráfico de pessoas e contrabando de migrantes realizado pelas instituições onde atuam.

Contamos com a participação dos seguintes palestrantes:

Marina Bernardes de Almeida (Coordenadora Geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes no Ministério da Justiça e Segurança Pública); Fabio Oliveira (Procurador da República, MPF/SC); Carolina Becker Peçanha (Coordenadora de Projetos na Agência da ONU para as Migrações (OIM); Swany Zenobini (Líder do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico Humano no Grupo Mulheres do Brasil). O evento foi mediado por Bruna Kadletz, presidente da Círculos de Hospitalidade.

Na plateia, contamos com a presença de presença de estudantes, profissionais de diversas áreas e representantes de instituições governamentais e não governamentais. Agradecemos a participação do CRAS Jardim Eldorado; CRAS Zanellato; CRAS Orlando Becker; Unisul; Uninter; UFSC; IFSC; Projeto Conexão; Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados; Prefeitura de Florianópolis; Consulado do Uruguai em Florianópolis; Consulado Argentino em Florianópolis; Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família; Secretaria de Assistência Social de Santo Amaro da Imperatriz; Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz; Polícia Federal;Pastoral da Juventude; Movimento Negro Unificado; Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes – GEIRI; Ministério Público Federal/SC. 

Reunião para formação de Núcleo em Santa Catarina

Ainda no dia 20 de abril, antes do painel presencial, a Círculos de Hospitalidade mobilizou uma reunião no Ministério Público Federal em Santa Catarina para tratar da formação do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) em Santa Catarina. O NETP é responsável pela prevenção e combate ao crime de tráfico de pessoas e tem como objetivo estabelecer diretrizes para articular e integrar poder público e sociedade civil para o enfrentamento ao tráfico de pessoas, conforme as normas nacionais e internacionais de direitos humanos.

Na reunião, estavam presentes representantes do Ministério da Justiça e Segurança Publica, Ministério Público Federal, Ministério Público de Trabalho, Justiça Federal, Defensoria Pública da União, Polícia Federal, OIM, da Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família e sociedade civil.

Transmissão online

O evento Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes  foi transmitido ao vivo pelo canal de YouTube do MPF/SC e pode ser assistido na íntegra:

 

*O Projeto Integra é implementado pela Círculos de Hospitalidade de acordo com o termo de colaboração firmado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Convênio 917921/2021, e realizado com o financiamento do Edital de Chamamento Público SENAJUS N°01/2021.

 

Texto e fotos: Sansara Buriti.

Me inscrever
Notificar por
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Posts relacionados

Cynthia Orengo

Vice-presidente

Cynthia é gestora de pessoas e servidora do Ministério Público Federal. Trabalha com projetos que resgatam o princípio da dignidade da pessoa humana, por meio de ações de responsabilidade social e voluntariado. Foi parceira da Círculos de Hospitalidade em diversos projetos e ações, como o Pedal Humanitário, que idealizou junto com a Bruna Kadletz. Apaixonada  pelas causas humanitárias, acredita em um mundo sem muros e fronteiras. Na organização, trabalha com ações de acolhimento, proteção e integração de pessoas deslocadas.