Nos dias 5 e 6 de julho, foi realizado um mutirão de atendimento para pré-documentação de pessoas migrantes e em situação de refúgio residentes em Joinville e região. Ao todo, foram atendidas 67 pessoas, sendo 37 mulheres e 30 homens oriundos de 6 países: 1 da Argentina, 1 da Costa Rica, 1 do Haiti, 1 do Senegal, 8 da Colômbia e 55 da Venezuela.
Equipes técnicas e voluntários treinados auxiliaram migrantes e refugiados no preenchimento de formulários e na reunião dos documentos necessários para encaminhamento junto à Polícia Federal, responsável por finalizar o procedimento e emitir a documentação solicitada.
Por meio do apoio da Delegacia de Migração da Polícia Federal de Joinville, todas as pessoas atendidas pelo mutirão saíram com agendamento marcado na PF, o que representa mais agilidade para a obtenção dos documentos.
“As principais demandas identificadas são referentes à autorização de residência, alteração de prazo de residência, solicitação do pedido de refúgio e renovação do protocolo de solicitação de refúgio. Esse mutirão é importante porque facilita todo esse processo de organização dos documentos e agendamento na Polícia Federal”, explica Maria Beatriz Maia, coordenadora do Projeto Integra*, da Círculos de Hospitalidade.
Além do apoio com a documentação migratória, os beneficiários de Joinville receberam informações sobre acesso a direitos e serviços públicos no Brasil, oportunidades de trabalho e cursos técnicos, e puderam se vacinar contra a gripe.
O mutirão de Joinville é resultado da colaboração entre a Círculos de Hospitalidade, por meio do Projeto Integra, Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) e AVSI Brasil, com o apoio da Agência da ONU para as Migrações (OIM), Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Associação Catarinense de Imigrantes, Defensores e Amigos (ACIDA), UNISOCIESC, Polícia Federal e Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social.
*O Projeto Integra é implementado pela Círculos de Hospitalidade de acordo com o termo de colaboração firmado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Convênio 917921/2021, e realizado com o financiamento do Edital de Chamamento Público SENAJUS N° 01/2021.