No dia 14 de maio, equipe técnica e voluntários da Círculos de Hospitalidade participaram do “Mutirão de pré-documentação” realizado no espaço do Pró-Cidadão em Florianópolis.
O objetivo da atividade foi auxiliar pessoas imigrantes e refugiadas na organização e reunião de todos os documentos necessários para a regularização migratória no Brasil.
Ao total, 107 pessoas foram atendidas e agora podem dar prosseguimento junto à Polícia Federal para a conclusão dos registros.
A regularização é fundamental para que a população migrante possa acessar serviços públicos e o mercado de trabalho. Haitianos e venezuelanos foram os principais atendidos pelo mutirão. A equipe da Círculos de Hospitalidade colaborou com a organização de documentos e tradução de informações para imigrantes e refugiados.
“A língua é a porta de entrada para que qualquer pessoa tenha acesso aos seus direitos”, afirma o haitiano Clefaude Estimable, que é intérprete e mediador cultural do Projeto Integra*, na Círculos de Hospitalidade.
Antes do mutirão, técnicos e voluntários que trabalharam no atendimento direto à população participaram de treinamentos ministrados com o apoio da Polícia Federal.
O mutirão é uma realização da ACNUR, OIM, SJMR Brasil, Cáritas Brasileira – Regional Santa Catarina, Círculos de Hospitalidade, AVSI Brasil, SPM SC, com o apoio da Polícia Federal, Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social de Santa Catarina e Defensoria Pública da União.
*O Projeto Integra é implementado pela Círculos de Hospitalidade de acordo com o termo de colaboração firmado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Convênio 917921/2021, e realizado com o financiamento do Edital de Chamamento Público SENAJUS N° 01/2021.
Texto: Sansara Buriti